sexta-feira, agosto 01, 2008

citações, plágios e imitações...

Houve alguém que disse que já estava tudo inventado. Provavelmente ou não de todo mas os rasgos de genialidade que dão algo realmente novo são raros. O normal é utilizarmos elementos existentes em novas situações e isso já é um sinal de criatividade. Uma especie de nova perspectiva.

Há também os casos em que se cita, já que há uma situação tão bem resolvida que o simples facto de se copiar é uma homenagem ao seu autor e uma admissão da sua qualidade. Alías copiar algo bem feito também mostra inteligencia já que demonstra a capacdade de reconhecer qualidade.
Isto são sempre imponderáveis do processo criativo, e que considero que ninguem esteja isento.

Quando criei este blog, chegaram-me a perguntar se não tinha medo que me copiassem algo do que ponho aqui. Sinceramente, não me aflige. Até porque a cópia integral é como já disse o reconhecimento da minha qualidade e utilizarem-o como inspiração é algo que também faço, já que também passo a vida a roubar elementos aqui e ali. O Fábio Capelo diz mesmo que o melhor treinador é o maior dos ladrões. E acho que esta frase diz muito sobre isto.

O giro é que fui encontrar no site da Brigata um post muito giro.

Mais que mil palavras a imagem diz tudo.






O que é rídiculo nisto é a apropriação de uma imagem na sua integra de uma claque que supostamente é rival e com que se cultivam más relações. Há uma clara perda de identidade e uma falta de originalidade rídicula, ainda para mais quandpo o emblema tem elementos que aludem ao SCF e aos 5 anos da BA, como o são as cinco estrelas sobe o emblema. Enfim, os gestos a quem os pratica.
Se me fosse proposto criar um emblema para o Exército Romano provavelmente faria algo assim:



Sempre me parece algo que remete para o clube vizelense. Aliás, caso estejam interessados no emblema com qualidade e vetorizado, é só entrarem em conctacto comigo. - Não contem comigo para alinhar em rivalidades parvas.


E já agora só para criar confusão e mandar uma alfinetada para os nossos vizinhos, porque apesar de tudo até aprecio minimamente a qualidade do trabalho visual feito para aquelas bandas, vejam se reconhecem esta imagem de algum lado:


P.S.: Já agora, a propósito do Post do Blog da Brigata e no que a meu respeito se refere dispenso o prefixo "Arqt." foro do contexto profissinal. Se é por títulos académicos também me podem tratar por "Dr." só para variar, já que também tenho outra licenciatura, mas isto é apenas um desafabo off-topic acerca de um país que têm um certo fascínio por prefixos.

11 comentários:

Pedro Lopes disse...

Boas. Como é natural dei uma vista de olhos no site http://exercitoromano.wordpress.com e n me admira q essas pessoas tenham copiado o simbolo que fizeste para a BA, admira-me é esses senhores n saberem copiar de um qqr dicionario a palavra "DESLOCAÇÃO" ...

Nuno Leao disse...

É natural, porque se procurares nos blogues de freamunde não encontras a palvra "deslocação". Assim sendo, não podendo copiar, deram por uma vez largas à imaginação.

Sandra Ribeiro disse...

lol, mt bom este post =) realmente sao mt poucos criativos e até (!) pc inteligentes,lolol..
e qto aos erros ortográficos...pfff, k dizer? mt fut e pc escola... lololol

Rogério Quintela Silva disse...

Meu caro,isto é plagio descarado!O pessoal da claque do Vizela,de facto,são pouco criativos.Mas como tu dizes,acho que esta situação é o reconhecimento da tua qualidade e uma homenagem ao autor, uma digna homenagem ao teu trabalho...e o hino do Vizela,que mais não passa de uma cópia do hino do SCFreamunde!E como diz o Pedro Lopes,nem sequer sabem escrever "deslocação"...enfim,uma total falta de criatividade!

Teste Sniqper disse...

Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

Anónimo disse...

Caro Sr. Dr. Arquitecto... como vai o futuro mestrando de engenharia da azeitona, na variante sem caroço... eheh

Anónimo disse...

Caro Sr. Dr. Arquitecto... como vai o futuro mestrando de engenharia da azeitona, na variante sem caroço... eheh

porfreamunde disse...

Desculpa Nuno usar este espaço mas é ´so para lembrara HOJE SEGUNDA FEIRA HÁ ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA APRESENTAÇÃO DO ANTE PROJECTO DO CENTRO URBANO - NÃO FALTEM

Anónimo disse...

faxo parte da clak exercito romano e adorei o simbolo d fizeste pra nos axas k o poxo uxar cm noxo logo
e ja agora peço as imensas desculpas a todos os freamundenses pelos plágios feitos por alguns elementos do exército e k só konseguiram envergonhar mais uma vez o nome do FCVizela ja agora SR.Arquitecto espero k nos deixe utilizar o logo pois tá mt fixe

Nuno Leao disse...

se tivesses assinadao com algum nome ou com algo tipo um email talvez já o tivesses nesse mesmo mail.
e qt à história do "sr. arquitecto", a aplicação dos prefixos é perfeitamente dispensável.

Jessé Júnior disse...

Acabei de conhecer sua casa, muito prazer! Cá estou a admirar seu trabalho e sua criatividade (passei em revista todos os outros posts - PARABÉNS). Mas em relação a essa coisa toda de plágio eu acho que a arte contemporânea tem de "certo modo" até incentivado isso, com tudo isso de releituras e redesign... Para leigos é confuso isso tudo. Fica aquela sensação de "já isso em algum lugar!?!". Digo isso porque em alguns casos é muito tênue a linha que separa o plágio da releitura. Mas não estou aqui a dizer que plágio é natural. Não. Copiar o trabalho de alguem é triste, e não para quem é copiado (como você mesmo disse) mas para quem copia. Mas vale a pena levar em consideração que quase tudo que vemos é uma releitura de outra coisa. É por isso que é ainda mais fantástico conhecer alguem com uma criatividade tão grande.